OBJETIVO
Art. 1º: O Concurso Cultural “Ranking – Repertório Enem” tem como objetivo a melhoria contínua e o sucesso acadêmico dos alunos, destacando a importância do aprendizado, desenvolvimento e aprimoramento das habilidades dos estudantes. A participação no ranking é completamente gratuita e visa promover a educação, proporcionando um ambiente de aprendizado motivador e eficaz. O foco do concurso é reconhecer e premiar o progresso e o desempenho dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado motivador e eficaz.
DURAÇÃO DA DISPUTA
Art. 2º: A disputa terá início sempre no primeiro dia de cada mês e será encerrada às 23h59 do último dia do respectivo mês, iniciando-se novas disputas nessa mesma ordem a cada mês.
REGRAS GERAIS DO RANKING
Art. 3º: Os alunos que utilizarem o Repertório de forma fraudulenta, seja através de múltiplos IPs, múltiplas guias ou qualquer outro meio similar, serão automaticamente desclassificados do ranking e impossibilitados de retornar à disputa. Práticas consideradas fraudulentas, desleais ou anticompetitivas passarão por análise do comitê interno, que poderá aplicar medidas punitivas, desde a retirada dos pontos adquiridos de forma ilegítima até a exclusão do concurso.
Art. 4º: As pontuações serão revisadas semanalmente para garantir a justiça da disputa, incluindo a detecção e a remoção de cliques repetitivos.
Art. 5º: Em caso de empate, o aluno vencedor será aquele com mais tempo de cadastro na plataforma do Repertório Enem.
Art. 6º: Para ser elegível ao prêmio do ranking, é necessário que o usuário utilize uma foto de perfil que seja uma foto nítida de seu próprio rosto. Fotos de animes, personalidades, animais, objetos inanimados ou quaisquer outros elementos que não representem o usuário não são válidas.
Art. 7º: Qualquer violação das regras do ranking, bem como uso de robôs automáticos, repetidores de informações, técnicas de automatização da ferramenta e técnicas de spam, acarretará na eliminação instantânea da disputa.
REGRAS DESCLASSIFICATÓRIAS
COMENTÁRIOS NO SISTEMA DE QUESTÕES
Art. 8º: Comentários com menos de 15 caracteres não serão válidos para a contagem de pontos.
Art. 9º: Comentários repetitivos (mesmo conteúdo ou sentido, mesmo que escritos de forma diferente) não serão válidos.
Art. 10: Comentários que utilizem apenas emoticons e/ ou emojis não serão válidos.
Art. 11: Comentários em línguas estrangeiras não serão válidos.
Art. 12: Não é permitido fazer mais de dois comentários por minuto.
Art. 13: Comentários que contenham textos copiados das alternativas ou do corpo das questões, sejam eles trechos parciais ou o texto integral, não serão contabilizados para o ranking.
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES
Art. 14: Não é permitido responder a mais de 2 questões por minuto.
SIMULADOS E PROVAS
Art. 15: Somente simulados e provas gerados pelo Repertório serão válidos para a contagem de pontos. Simulados criados pelos próprios alunos não serão contabilizados.
Art. 16: Apenas um simulado ou prova por hora será contabilizado. Se o aluno fizer mais de um simulado ou prova na mesma hora, apenas o primeiro será computado.
Art. 17: Refazer o mesmo simulado/prova/lista hacker no mesmo dia não será contabilizado para pontuação. Se o aluno refizer no dia seguinte, será contabilizado.
Art. 18: Apenas 15 listas hackers serão contabilizadas por dia. Se o aluno fizer mais de 15 listas hackers no mesmo dia, os próximos não serão contabilizados no ranking.
Art. 19: Um simulado ou lista será considerado concluído e terá seus pontos computados somente quando o aluno(a) finalizar ativamente a atividade. Isso significa que é obrigatório clicar no botão “Finalizar” ao término da realização, ou acessar posteriormente a atividade e concluir o processo de finalização antes de iniciar uma nova tentativa.
Art. 20: A pontuação será sempre registrada com base na data em que a finalização for registrada no sistema — e não na data de início da atividade ou na data de vencimento do tempo.
Art. 21: Se o tempo de conclusão do simulado ou listas expirar e o aluno(a) não finalizar manualmente, os pontos não serão contabilizados no ranking até que o aluno(a) acesse novamente a atividade e finalize corretamente. Ou seja, alunos que concluírem simulados, provas ou listas Hacker, mas não clicarem no botão de “Enviar” ou “Finalizar”, não terão os pontos registrados.
REVISÃO DE CONTEÚDOS
Art. 22: Rever o mesmo conteúdo no mesmo dia não será contabilizado para a pontuação. Caso o aluno reveja o conteúdo no dia seguinte, será contabilizado.
Art. 23: Apenas 15 visualizações de conteúdo serão contabilizadas por dia. Se o aluno visualizar mais de 15 conteúdos no mesmo dia, os próximos não serão contabilizados no ranking.
BÔNUS NA PONTUAÇÃO
Art. 24: Para cada nota 1000 alcançada nas redações, o aluno receberá um bônus de 30 mil pontos no ranking. Pontuação válida apenas para as correções personalizadas via corretor(a). Para correções por inteligência artificial, a pontuação bônus adicional de 30 mil não será aplicada.
DIVULGAÇÃO
Art. 25: A divulgação dos ganhadores será feita na página do ‘Hall da Fama’, na área do Ranking, dentro da plataforma Repertório, ao final de cada ciclo mensal.
Art. 26: Após a divulgação dos ganhadores, caso haja algum tipo de premiação, o Repertório entrará em contato com os ganhadores via e-mail ou direct e enviará os prêmios pelos Correios em até trinta dias úteis.
DIVULGAÇÃO CULTURAL
Art. 27: Além da divulgação dos ganhadores, serão promovidos conteúdos culturais relacionados ao Enem, como dicas de estudo, curiosidades sobre os temas abordados nas questões e informações relevantes para os estudantes.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 28: A participação no ranking implica na aceitação total e irrestrita deste regulamento.
Art. 29: Os casos omissos e as situações não previstas neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Repertório Enem.
Art. 30: Durante a competição, o regulamento do concurso poderá ser atualizado para garantir a isonomia dos participantes. As atualizações serão comunicadas de forma clara e transparente aos participantes.
Art. 31: Este regulamento entra em vigor na data de sua publicação.