Central de Ajuda

SISTEMA DE CORREÇÃO DE REDAÇÃO

★ Informações básicas e tutoriais

A correção de redação do Repertório é mega detalhada e segue o padrão ENEM, mas ela é manual e depende de pessoas para realização dessa atividade.  Como priorizamos a qualidade da correção o prazo para entrega da correção é de até 10 dia úteis! Porém você pode receber a correção antes desse prazo, talvez até em 24 horas!

Então se você já recebeu a correção em um prazo menor e agora está demorando um pouco mais, saiba que isso é completamente normal e aceitável, uma vez que a demanda aumenta consideravelmente em algumas épocas.

Em alguns meses que não são tão próximos do ENEM já conseguimos devolver a correção em até 24horas.

Observação: Você pode acompanhar suas correções pelo menu Redação em “Minhas redações

Caso  você queira enviar a sua redação manuscrita, faça o Download da nossa folha modelo para que a sua redação fique no padrão correto.

1) Abrir a página de login da Plataforma Repertório: https://app.repertorioenem.com.br/

2) No menu esquerdo, clique em “Redações

3) Irá abrir as opções: Clique em “Temas

4) Selecionar o tema que quer escrever sobre (em todos eles tem o modelo)

5) Irá abrir uma nova página você clica em “Envie por imagem

6) Vai abrir outra nova página e você clica em “Baixar Modelo

7) Será direcionado (a) a página de Download, clica no ícone (seta pra baixo) para baixar, ou na impressora para imprimir.

Você pode ver o tutorial  por imagens CLIQUE AQUI

 Atenção: Aposto que você é aquele aluno(a) que adora uma correção mega detalhada, com marcações, numeração etc. Acertei, né?! Então, deixa eu te dar um conselho: Por motivos de tecnologia as correções que são digitadas recebem um grau maior de detalhamento. Diante disso, como eu sei que você adora uma ‘corzinha’ aqui, outra ali, volte na tela anterior e envie a sua redação digitada, caso você prefira uma correção MEEEEGA detalhada. Você vai amar a correção!

O único método  para envio de redação é dentro da Plataforma (se você tiver assinatura de um plano PRO com créditos para correção de Redação). Não aceitamos envio de redação por e-mail, redes sociais (Instagram, Tiktok) ou Telegram. Também não é possível a correção de redação de Temas que não foram propostos dentro da Plataforma.

Cada redação enviada corresponde a um crédito gasto de redação. Aparecerá a mensagem Ao enviar sua redação para correção, será cobrado um crédito do seu total

Você pode escolher um tema proposto na Plataforma e enviar sua redação a partir da leitura dos textos motivadores e/ou vídeo explicativo.

1) Abrir a página de login da Plataforma Repertório: https://app.repertorioenem.com.br/

2) No menu esquerdo, clique em “Redações

3) Irá abrir as opções: Clique em “Temas

4) Selecionar o tema que quer escrever sobre…

5) Irá abrir uma nova página você clica em “Escreva aqui” ou “Envie por imagem

É recomendado que escreva a redação diretamente na plataforma para que o feedback seja feito mais rápido e diretamente em seu texto.

▸ Imagens/foto de folha de redação, ainda mais sem demarcações de número de linhas, atrasam a correção e impedem demarcações diretamente no texto, impossibilitando uma correção mais profunda.

Para evitar que você envie todas as suas redações de uma vez, sempre que enviar uma redação precisará aguardar ela ser corrigida para que consiga enviar outra. 

Então assim que enviar uma redação para correção se tentar enviar outra aparecerá uma mensagem numa caixinha verde: “Opa calouro, você já tem uma redação na fila de Correção! Aguarde a correção da sua redação anterior para enviar uma nova

Não precisa se preocupar se seus créditos vão expirar e não vai usar, pois você tem um prazo de 30 dias para enviar suas redações, todo mês.

 Se você assinou o plano ANUAL PRO, você tem 04 (quatro) créditos de para envio de redação, o que corresponde a 01 (uma) redação por semana. 

 Se você assinou o plano MENSAL PRO 2, você tem 02 (dois) créditos para envio de redação, o que corresponde a 01 redação a cada 15 (quinze) dias.

Na plataforma temos 02 opções de correção:

1) Por texto: no caso de ter sido digitada diretamente na plataforma, receberá o texto com as marcações das cores de cada competência e as observações bem detalhadas.

2) Por áudio: além da marcação, para melhor entendimento o corretor anexa um áudio na correção.

Quem escolhe como a redação será corrigida é o corretor, ele quem vê a necessidade de ser por áudio ou não.

Mas você pode deixar uma observação no texto (seja na imagem ou na redação digitada (no cabeçalho ou rodapé) se tiver uma preferência, só pedir com carinho!

É normal isso acontecer, mesmo com padronização de correção, por ser pessoas diferentes, uns são mais rígidos e outros um pouco maleáveis. Se for exatamente a mesma redação (sem alterações), caso essa diferença seja superior a 80 pontos, você pode entrar em contato com nosso SUPORTE por e-mail e solicitar a revisão da sua correção por um terceiro corretor. 

Nossa supervisora de correção receberá sua queixa e analisará sua correção, SE NECESSÁRIO ela mesma refará a correção! Ou se for constatado a diferença entre essas correções, seu texto será encaminhado a uma banca com 3 professores. As duas notas mais próximas são somadas e é da média delas que vem sua nota final. Você receberá a correção pelo e-mail que solicitou a verificação da correção sem nenhum custo adicional ou usar o seu crédito.

Para podermos ajudar com mais precisão, ela será respondida no prazo de até 07 dias úteis, após o envio de todas as informações. 

COLOQUE DO CORPO (DENTRO) DO E-MAIL e não no assunto:

1️. E-mail cadastrado na assinatura / o que você usa para fazer login

2. Sobre o que é sua queixa:

a) Correção que recebi de uma redação

b) Redação sem áudio (Foi mencionado que tinha um áudio de correção, mas não apareceu na correção)

3. O Código (#) e também o Tema da Redação

4️. Descreva/digite sua dúvida no corpo do e-mail sobre a correção e se preferir anexe PRINT!

A revisão da sua redação NÃO É para debate das correções ou para discutir sobre NOTA!

É uma correção justa ou não é?! 

É possível checar se foi enviada na área de “MINHAS REDAÇÕES“, lá fica todas as suas redações enviadas, sejam elas corrigidas ou aguardando correção (se não aparecer, não foi enviada). 

E aparecerá o status da sua redação

Observação: Assim que você envia, aparecerá uma mensagem notificando o envio. 

Atualmente  não adicionamos a funcionalidade de envio de redação por tema livre. 

Por enquanto, só enviando pelos temas propostos na plataforma, pois tem todo um treinamento e padronização da correção.

Se quiser sugerir um tema que não tenha na Plataforma é só enviar para nosso suporte  que será passado para nossa Supervisora de Correção, ela vai avaliar e se achar interessante para os alunos, ela irá preparar todo material e os Textos de apoio para que consigam treinar e se preparar melhor pra escrever uma redação sobre o Tema. Uma vez que nossa correção e temas sugeridos seguem o padrão do ENEM, para que a partir da leitura dos textos motivadores você consiga embasar sua escrita sobre o tema, e por esse motivo não temos temas livres.

 

★ Problemas de envio de redação para correção

Com a tecnologia atual e o acesso aos celulares de última geração, com câmeras de alta resolução, você consegue tirar uma foto que ultrapassa esse tamanho da imagem facilmente.

Para que nossa plataforma não fique sobrecarregada e suporte todas as imagens enviadas por vocês, e fiquem armazenadas em segurança  definimos esse tamanho máximo de imagem. 

Ou seja: A imagem não pode ser superior a 2048 kB

Se você precisa e não sabe diminuir a resolução no seu aparelho antes de tirar a foto, não se preocupe abaixo tem:

03 tutoriais de como fazer isso da própria câmera do seu smartphone, seja ele sistema Android ou iOS, é só clicar nos links abaixo correspondente sistema do seu aparelho celular.

1) Como alterar a resolução de foto/imagem em smartphones (Android)

“Ah, mas meu celular é Motorola!” 

Não importa… Esse tutorial é da Samsung, mas é praticamente a mesma coisa para outras marcas, tenho certeza que você vai entender como faz e aplicar ao seu smartphone. Se necessário, é só “dar um Google” que encontra a solução pro seu especifico. 😉

2) Como alterar a resolução de foto/imagem em Iphone ou Ipad (iOS)

3) Você pode comprimir online

Prontinho, agora se a foto não está na resolução adequada você consegue compactar para enviar. 😉

Infelizmente ainda não temos a opção de “cancelar” o envio da sua redação. 

Assim que você envia a redação, ela é distribuída automaticamente para um corretor, e utilizará 01 crédito

Então sua redação será corrigida com o erro do envio e retornará a sua tela de “MINHAS REDAÇÕES“. 

Observação: Atente-se para que tudo esteja certo, antes do envio da próxima vez.

Infelizmente ainda não temos a opção de “cancelar” o envio da sua redação. 

Assim que você envia a redação, ela é distribuída automaticamente para um corretor, e utilizará 01 crédito

E como não é um erro ou bug no sistema, não há reposição de créditos. 

Observação: Atente-se para que tudo esteja certo, antes do envio da próxima vez.

 Não é erro/bug na plataforma, o sistema não envia duas ou mais vezes sua redação, e o crédito não é reposto nesse caso.

Precisa ter atenção quando enviar. Pois pode ocorrer erro de conexão da sua internet, ou por clicar no botão para enviar, começa a carregar ou demora um pouco a carregar, o (a) aluno (a) clica de novo, quando vê foi 02 vezes.

Infelizmente não conseguimos excluir redações. Para própria segurança do aluno não temos essa permissão para que não aconteça de o aluno dizer que enviou a redação e ela tenha sido apagada acidentalmente e não conseguirmos recuperar e ele não ter o rascunho para enviar novamente.

Atenção: Quando for enviar, clica 01 vez e espera carregar até finalizar, confere se foi enviado e o status está “aguardando correção“,  se não aparece em aguardando correção, envie novamente!

 Se não aparece em MINHAS REDAÇÕES é porque não foi enviada, O sistema não some com sua redação.

Pode ter ocorrido uma falha com sua conexão de internet e não carregar. 

Dica: Quando for enviar:

1.  clica 1x espera carregar até finalizar, confere se foi enviado e o status está “aguardando correção“, 

Se não foi e não usou os créditos reenvia!

Não pode!

Precisará enviar a redação dos temas propostos e pelo tema, se assim não for o corretor poderá zerar sua redação por fulga do tema e não terá direito a devolução do crédito usado.

Não tem! Pode ter ocorrido uma falha com sua conexão de internet e não carregar.

O sistema não some com sua redação, mas ela não fica salva quando não é enviada, só temos acesso a sua redação quando ela tem o status de Aguardando correção ou corrigida.

Dica: Digite sua redação num Bloco de notas/Word/Google Doc., ou digite direto na plataforma, mas copie e cole em outro arquivo, para que não ocorra de perdê-la completamente, sem ter enviado.

Não, não pode! E não serão aceitas!

1) Precisa verificar se o seu plano de assinatura tem créditos para correção de Redação;

2) Não aceitamos envio de redação por e-mail, redes sociais (Instagram, Tiktok) ou Telegram;

3) A correção é feita diretamente dentro da Plataforma pelos nossos corretores, é avaliada e receberá uma nota que fará parte da sua média de desempenho;

4) Apenas os Temas propostos são corrigidos, se enviar uma redação fora do tema, sua redação será zerada por fulga do Tema, assim como no ENEM! Aposto que não quer isso, não é?

★ Sobre correção

Após enviar sua redação pela plataforma, aparecerá o status: “Aguardando correção” então as redações são:

1.  Recebidas na plataforma;

2. Distribuídas de forma aleatória (por ordem de recebimento na plataforma entre nossos corretores).

3. Após serem recebidas pelos corretores;

4. Corretor envia a sua redação corrigida na plataforma (seja por áudio e/ou textualmente).

5. Você consegue visualizar a correção no Menu esquerdo, clique em “REDAÇÕES“, e clique em “Minhas redações“.

Aparecerá o status: CORRIGIDA!

Se a sua redação já foi corrigida (não está mais em “Aguardando Correção“)

1. Para ouvir o áudio sua correção precisa ter sido corrigida por áudio pelo (a) corretor (a).

2. O áudio fica anexado em “Comentários do Avaliador

3. Só verificar se tem o símbolo de Play, clicar nele e ouvir a correção.

4. Se não tiver essa opção, é porque sua redação foi corrigida apenas textualmente.

Cada cor destacada no texto (digitado) corresponde a cor da competência, que fica na borda direita:

Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa;

Competência 2: Compreender proposta e aplicar diferentes conhecimentos

Competência 3: Organização e clareza da argumentação

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos

Competência 5: Proposta de solução para o problema abordado

Cada uma dessas competências serão avaliadas na sua redação e marcada onde foi no seu texto, 

Infelizmente nesse caso não há devolução de crédito, uma vez uma das regras para entrega de uma redação do ENEM é: Utilizar a caneta correta (esferográfica preta ou azul), ou seja se entregar sua redação em forma de rascunho, será desclassificado (a).

Dica: Tenha atenção da próxima vez!

✓  Corretores com formação acadêmica.

Antes de integrar a equipe:

Todos corretores possuem treinamentos e padronização de correção conforme as normas do ENEM.

  Além de  passarem pelo crivo obrigatório de fazerem o curso para corretores de redação disponibilizado pelo INEP, para que todos estejam aptos a corrigir as redações com base nos critérios exigidos pelo ENEM a cada determinado ano. 

  Profissionalismo máximo para +800 pontos no ENEM, ninguém está para brincadeira!

Você tem o direito de pedir a Revisão de correção da sua redação, caso seja realmente necessário. Por ex.:

→ Não ter anotações/observações pontuais do corretor que justifiquem sua nota;

→ O áudio não ter sido anexado ou estar inaudível.

► A revisão da sua redação NÃO É para debate das correções ou para discutir sobre NOTA.

Para podermos ajudar com mais precisão, você poderá escrever um e-mail para nosso suporte com sua dúvida, ou problema relacionado a correção de alguma redação, ela será respondida no prazo de até 07 dias úteis, após o envio de todas as informações.

Nossa supervisora de correção receberá sua queixa e analisará sua correção, SE NECESSÁRIO ela mesma refará a correção!

COLOQUE DO CORPO (DENTRO) DO E-MAIL e não no assunto

1️. E-mail cadastrado na assinatura / o que você usa para fazer login

2️. Sobre o que é sua queixa:

a) Correção que recebi de uma redação

b) Redação sem áudio (Foi mencionado que tinha um áudio de correção, mas não apareceu na correção)

3️. O Código (#) e também o Tema da Redação

4️. Descreva/digite sua dúvida no corpo do e-mail sobre a correção e se preferir anexe PRINT!

.

★ Informações sobre créditos de Redação

Não são todos planos de assinatura da Plataforma Repertório que possuem créditos de redação.

Por exemplo o Plano MENSAL PRO, não tem correção de redação.

Então ele não tem diferença pro Plano Grátis? TEM! Em relação a correção de Redação: nele você tem todos os temas disponíveis, as aulas de redação e também esqueletos prontos de redação, mas não tem direito ao envio de redação para correção, que não tem acesso no grátis.

   O Plano MENSAL PRO* (indisponível para assinatura — somente renovaçãoNão possui créditos para correção de redação!

   O Plano MENSAL PRO 2* (indisponível para assinatura — somente renovaçãoPossui 02 créditos/mês para correção de redação (30 dias)!

 →  O Plano MENSAL* (disponível para assinatura) possui 04 créditos para correção de redação/mês pago!

 → Plano TRIMESTRAL PRO* (indisponível para assinatura — somente renovaçãopossui 04 créditos/mês para correção de redação, por renovação (90 dias)!

 → Plano SEMESTRAL PRO* (indisponível para assinatura — somente renovaçãopossui 04 créditos/mês para correção de redação, por renovação (180 dias)!

 → Plano ANUAL PRO* (disponível para assinatura) possui 04 créditos/mês para correção de redação, por renovação(360 dias)!

Caso esteja em dúvida se o plano que assinou tem ou não créditos para redação, e quantos são disponibilizados mensalmente pro plano assinado pode entrar em contato com suporte por email.

Os créditos de redação, são pré-definidos durante a assinatura do seu plano.

Cada crédito equivale a uma correção de redação.

Quando a assinatura do plano já entra com os créditos proporcionais ao(s) mes(es) de assinatura dele.

Além disso, na tela de configurações lá dentro da plataforma você consegue saber exatamente quantos créditos você tem disponíveis e quantos já foram usados.

Você pode checar a quantidade de créditos de redação que você tem no MENU direito da tela inicial (HOME), abaixo da sua foto (IMAGEM ATUAL)

Importante: Os créditos se renovam a cada 30 dias e não com 1 mês. Não deixe pra última hora pra enviar suas redações para correção pois pode acontecer de expirar antes do envio, uma vez que expira em 30 dias. 

Ex.: Se comprou dia 05, quando completar 30 dias mesmo que o mês anterior seja de 28, 29 ou 31 dias será renovado e nessa data eles serão renovados, se o pagamento do seu plano estiver em dias. 

Se não estiver renovado automaticamente, por favor entre em contato com nosso suporte e solicite a renovação.

A mensagem que aparece é a seguinte: “Ao enviar sua redação para correção, será cobrado um crédito do seu total

Se o seu plano é com 04 créditos para correção de redação, por exemplo você tem o total de 04 créditos por mês pago, então serão 04/04. Se você envia 01 redação, cobrará um crédito do seu total, ficando 03/04, depois 02/04, e 01/04, até expirar seu mês, depois da renovação seus créditos voltam a ser 04/04.

Não é cobrada nenhuma taxa de créditos e não vendemos créditos para redação avulsos.

Os créditos serão distribuídos a cada 30 dias, ou seja, proporcional a sua assinatura. 

Eles terão a duração de acordo com o seu plano: 

Se for anual ou mensal, não sendo acumulativo (se não usar os créditos referentes ao mês serão expirados, se renovar o plano serão atualizados) e serão renovados não no inicio de cada mês, mas no dia da renovação do seu plano.

Não vendemos créditos adicionais.

Se já tiver usado todos os créditos da assinatura inicial você tem 02 opções:

1. Aguardar a renovação da assinatura e pagar a mesma.

2. Fazer Upgrade/troca de plano (por exemplo: se tem o plano mensal pode fazer o upgrade para o Trimestral e pagar a diferença)

Isso é pré definido durante a sua assinatura na plataforma. 

Dica: Cada crédito equivale a um envio de redação

As correções não são acumulativas (ou seja, se não usou no tempo de assinatura do plano, elas expiram) e são atualizadas a cada mês/trimestre de acordo com a data da sua inscrição na nossa plataforma, se o pagamento estiver em dias.

Não, os créditos não são cumulativos.

Se você não utilizou os créditos do mês de assinatura eles irão expirar:

1) No Plano MENSAL, se pagar a próxima renovação eles serão renovados. 

2) Nos planos TRIMESTRAL, SEMESTRAL e ANUAL,  serão renovados automaticamente quando completar 30 dias daquele mês.

Atendimento

Redes sociais

© Repertório – Feita com 💞 para os vestibulandos